Encontro reunirá Mãe Ilza e Mestre Virgílio para debater música no candomblé
A 2ª rodada dos “Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo” reunirá duas das mais importantes personalidades da cultura de matriz africana da região. Será uma roda de conversa com a Mãe Ilza, mãe de santo do Terreiro Matamba Tombenci Neto, e o Mestre Virgílio, um dos mais antigos mestres da capoeira Angola da Bahia.
O encontro terá como tema central “Música, Candomblé e Capoeira Angola”, Mãe Ilza e Mestre Virgílio irão discorrer sobre a relação entre as ladainhas presentes nas rodas da capoeira Angola e os cânticos para os nkisses (orixás) do candomblé nação Angola.
Quer participar do evento? Será aberto ao público, portanto, basta comparecer no Terreiro Matamba Tombenci Neto, às 18 horas do dia 10 de outubro (sexta). O terreiro fica localizado o Alto da Conquista, em ilhéus.
O encontro integra as atividades do Curso de Formação de Agentes Culturais do projeto “Mãe Ilza Mukalê: Música, Identidade e Memória” (MIM II) Realizado pela Organização Gongombira de Cultura e Cidadania. E conta o apoio do Teatro Popular de Ilhéus, Universidade Estadual de Santa Cruz e da Secretaria de Cultura do estado da Bahia.